Resumo nutrição esportiva: Do Fitness ao Wellness

O Brasil vem apresentando um grande crescimento no número de academias com um público que busca a melhora da aptidão física ( em inglês, physical fitness ), dando destaque  para questões estéticas, aprimoramento do bem-estar ( em inglês, wellness ) e melhora da qualidade de vida.

É comum neste tipo de publico uma preocupação maior com o corpo o que faz levar a uma busca por dietas em que na maioria das vezes não há nenhuma comprovação científica, sem falar no consumo de suplementos sem orientação nutricional.

A atividade física na antiga Grécia era considerada uma prática de entretenimento, só no final do século XIX é que se iniciou pesquisas sobre os benefícios dos exercícios físicos no tratamento de doenças crônicas, desde então mais estudos ampliaram o conhecimento sobre os benefícios desta prática.

Vale ressaltar que o exercício físico é uma subcategoria da atividade física caracterizada por ser programada, repetitiva e estruturada, com o objetivo da manutenção e a melhora de componentes da aptidão física.

No cenário atual, avanços tecnológicos e a falta de tempo livre para atividades de lazer contribuíram para redução das atividades físicas espontâneas, como subir escadas, rampas, caminhar, contribuindo assim para o aumento de indivíduos sedentários, consequentemente um aumento de indivíduos obesos e com doenças crônicas associadas.

Uma publicação feita em 2008 pelo Journal of the American Medical Association, recomenda a realização de 150 a 300 minutos de atividades físicas moderado-intensas ou 75 a 150 minutos de atividades aeróbicas em intensidade vigoroso-intensa por semana, associadas a atividades de treinamento de força de duas ou mais vezes por semana.

Atualmente para muitos, praticar atividades físicas significa frequentar academias, que nos anos 80 eram voltadas para praticas de halterofilismo / fisiculturismo, dessa forma tinham como objetivo melhorar o fitness, esses mesmos frequentadores hoje buscam também melhorar o seu bem-estar, o wellness, que é sustentado por três pilares, atividade física regular, alimentação orientada e qualidade de vida.

Dessa forma o nutricionista tem um papel essencial no âmbito do esporte, fitness e wellness, pois configura um moderador e facilitador dos objetivos comumente estabelecidos pelos praticantes de atividade física.

O desportista é o indivíduo fisicamente ativo que busca sem fins competitivos uma boa saúde, lazer e recreação, já o atleta é o indivíduo que se submete a treinamentos físicos regulares e sistematizados, buscando a melhoria de seu desempenho físico-esportivo para participação de competições.

Muitas das vezes o desportista, conhecido como atleta amador ou de academia, almeja receber as mesmas orientações nutricionais e alcançar os mesmo objetivos que um atleta e são nessas situações que o nutricionista precisa identificar suas reais necessidades e ajustar de forma individualizada os valores de calorias, macronutrientes, hidratação e suplementação quanto ao exercício físico praticado, não deixando esquecer que as informações referentes as atividades físicas são de extrema relevância para definir as recomendações e prescrições nutricionais.

A seguir o nutricionista necessita verificar o estado nutricional, realizando uma anamnese nutricional completa, seguida de antropometria, que visa obter as medidas de tamanho e proporções do corpo, a realização de exames bioquímicos ou laboratoriais para avaliação nutricional, com o objetivo de avaliar deficiência nutricional, alterações metabólicas e riscos de desenvolvimento de doenças e de mortalidade, além do exame clínico nutricional externo.

Dessa forma podemos agora pensar no fornecimento energético e seus principais sistemas, sabendo que na prática da atividade física o músculo esquelético em contração necessita constantemente de rápido fornecimento energético para executar com sucesso suas atividades.

ATP-CP ( Adenosina trifosfato – creatinofosfato ) – Imediato fornecimento energético que ocorre predominantemente em atividades de alta intensidade e ultrarrápidas.

Glicose anaeróbica – Rápida promoção energética que envolve a glicose como substrato energético e produção de lactato.

Oxidativo anaeróbico – Sistema de fornecimento lento eficiente para produção de energia que envolve a utilização de glicose, proteína e lipídeos.

Alimentação adequada não deve acontecer somente nos dias de treino ou em períodos de competição, pois não há compensação para os períodos de má alimentação, os objetivos nutricionais para melhorar o fitness, o wellness e o desempenho físico são:

  • Fornecimento necessário de energia para o treino
  • Ajuste de peso e da composição corporal
  • Reposição de substratos após as sessões de treino

No que diz respeito à necessidade energética ela é calculada pela diferença entre o consumo alimentar (calorias ingeridas) e o gasto de calorias, incluindo algumas variáveis.

  • Taxa metabólica basal
  • Efeito do término do alimento
  • Atividade física espontânea e
  • Exercício físico

Alguns nutrientes importantes

Macronutrientes – Tem uma relação alta de ingestão, pois contemplam os carboidratos, proteínas e gorduras. Não só a ingestão é importante como a contribuição de cada um deles para o treino e a dieta.

Carboidratos – Fornecem energia de forma eficiente pra o sistema nervoso central e também para o sistema muscular, mas seu estoque é limitado e pode ser manipulado através de sua ingestão diária.

Consumo de alimentos antes da atividade física tem como objetivo maximizar os estoques e o aporte de glicogênio hepático e muscular antes do inicio da atividade.

Durante a atividade física, a depender das características do exercício, do ambiente, da preparação do desportista e da tolerância de ingestão de carboidratos.

Depois da atividade física é importante a reposição de glicogênio, entretanto o glicogênio hepático.

O músculo é o principal depósito de proteína e se encontra em constante equilíbrio, alternando entre anabolismo e catabolismo, conhecido como turnover proteico, que nada mais é do que a relação entre a taxa de síntese e de degradação das proteínas.

Os micronutrientes (vitaminas e minerais), assim denominados em razão da baixa necessidade diária, não são produzidos endogenamente, por essa razão é necessário à ingestão adequada.

A hidratação, ou melhor, estado natural de hidratação chamado de eu-hidratação, hiper-hidratação sendo o aumento do volume de líquido no corpo e a hipo-hidratação, sendo a diminuição.

E por último, mas não menos importante a suplementação que é muito comum entre atletas e praticantes de atividades físicas, produtos estes com uma enorme disponibilidade no mercado, que tem a promessa da melhora no desempenho físico, porém poucos são aqueles que apresentam evidencias científicas que apoiam sua eficácia e segurança.

Todos estes elementos necessitam ser avaliados e alinhados com as necessidades e objetivos sob a orientação Nutricional e acompanhamento de um profissional de Educação Física, para que os excessos e possíveis erros sejam evitados.

Referência:

SOLIS, Marina Yazi. Nutrição esportiva: Do Fitness ao Wellnes. Pronutri, ciclo 8, volume 2, pag 9-57. ed Artmed, 2019.

53 Replies to “Resumo nutrição esportiva: Do Fitness ao Wellness”

  1. Those are yours alright! . We at least need to get these people stealing images to start blogging! They probably just did a image search and grabbed them. They look good though! Natasha Franklyn Marylinda

  2. I together with my buddies came looking through the nice strategies from the website and quickly I had a terrible feeling I had not thanked the web blog owner for them. All of the women were definitely totally passionate to study them and have without a doubt been making the most of these things. Appreciation for getting well thoughtful as well as for finding these kinds of exceptional guides millions of individuals are really eager to know about. Our own honest regret for not saying thanks to earlier. Lonna Meyer Diogenes

  3. I as well as my guys ended up reading the excellent items from the blog while all of the sudden I had a horrible suspicion I never thanked you for those secrets. My young boys were definitely consequently glad to study all of them and already have unquestionably been using those things. We appreciate you actually being indeed considerate as well as for making a decision on varieties of important guides millions of individuals are really desirous to understand about. Our honest regret for not expressing appreciation to you sooner. Meridith Cad Juan

  4. After I originally commented I seem to have clicked on the -Notify me when new comments are added- checkbox and from now on each time a comment is added I receive four emails with the same comment. Perhaps there is a means you are able to remove me from that service? Thanks a lot! Leisha Ingra Restivo

  5. Valuable info. Fortunate me I found your web site by chance, and I am shocked why this twist of fate did not came about earlier! I bookmarked it. Cornelle Tedd Durkin

  6. Today, with the fast life style that everyone leads, credit cards have a huge demand throughout the market. Persons throughout every discipline are using the credit card and people who are not using the credit card have arranged to apply for even one. Thanks for spreading your ideas in credit cards. Diahann Austen Hicks

  7. My brother recommended I might like this website. He was entirely right. This post truly made my day. You can not imagine just how much time I had spent for this information! Thanks! Tabbitha Demetris Merritt

  8. No matter if some one searches for his required thing, therefore he/she desires to be available that in detail, so that thing is maintained over here. Ursula Rupert Faletti

  9. I was pretty pleased to discover this website. I wanted to thank you for ones time just for this fantastic read!! I definitely savored every bit of it and i also have you saved to fav to check out new stuff in your web site.| Willyt Randolf Rutherford

  10. I do trust all the ideas you have offered for your post. They are really convincing and can certainly work. Nonetheless, the posts are very brief for novices. Could you please prolong them a little from next time? Thanks for the post. Esme Lorrie Kruse

  11. wonderful issues altogether, you just gained a emblem new reader. What could you recommend in regards to your submit that you just made some days ago? Any positive?| Delores Ewen Edithe

  12. Having read this I thought it was extremely enlightening. I appreciate you finding the time and effort to put this short article together. I once again find myself spending a lot of time both reading and commenting. But so what, it was still worth it! Brear Dexter Michaella

  13. Very nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I have really enjoyed surfing around your blog posts. After all I?ll be subscribing to your feed and I hope you write again soon! Leyla Kelly Achorn

  14. Thanks for this great article, this is something I was looking for for quite a long time. I hope that the information about the keywords will help in my work. Ruth Leonhard Fleisher

  15. Keep up the fight Anita.!! Your passion and drive for #plasticfreeproduce is inspirational. You have certainly been influential in the reduction of plastic in our household. I too watch people put bananas in plastic bags and I get irrate but also sad. Encouragingly, I have had people ask me at the checkout about my reusable produce bags. Randa Korey Seleta

  16. Do you mind if I quote a couple of your articles as long as I provide credit and sources back to your blog? My website is in the very same area of interest as yours and my visitors would really benefit from a lot of the information you provide here. Please let me know if this alright with you. Regards!| Lola Russell Sacken

  17. Give your readers the opportunity to subscribe to your blog and your RSS feed. When people can have good content delivered hot and fresh, you increase your value to them ten fold. Keep the subscribe button in an easy to find place and deliver good content regularly to dissuade readers from discontinuing. Ira Rolf Torrance

  18. I was excited to find this web site. I need to to thank you for your time for this wonderful read!! I definitely really liked every part of it and i also have you saved as a favorite to look at new information in your website. Aveline Justen Phiona

  19. Thanks for reading and commenting! I really recommend the book, I turn to Sophie most often for my Australian garden. Her depth of experience and knowledge is vast. I was looking into wicking beds, she has some handy tips on how to build your own. Maris Gene Grimaldi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *