As embalagens desempenham uma função muito importante para a indústria alimentícia, tendo em vista suas multifunções, muito além de proteger o produto no seu interior, ela também atua como barreira de entrada para microrganismos, contaminações, preservação da qualidade e redução da deterioração do produto.
Atualmente as embalagens fazem parte do processo de preparação e conservação do alimento, aplicando em sua criação uma gama de tecnologias com um nível de segurança muito eficiente, principalmente para que sua composição não afete o produto ou cause algum tipo de intoxicação.
Uma dado que muito me chamou a atenção é o de que além da proteção e cuidado com o material que compõe as embalagens a indústria também precisa aplicar as informações nutricionais e cuidados no consumo, seguindo rigorosa legislação de proteção e transparência ao consumidor.
Por outro lado, além de todos os cuidados com a legislação em vigor e normas sanitárias, as embalagens também precisam criar uma relação do produto com o consumidor, apresentando uma forma de sedução e instigando a compra e consumo.
Vamos conhecer alguns tipos de matérias que são utilizados na indústria e que compõem as embalagens
Lata – Embalagem rígida constituída de uma folha de flandres e que pode ainda levar um verniz para preservar a aparência do alimento, da embalagem, aumentar o tempo de prateleira e reduzir os custos com a produção da mesma, este verniz é um composto químico orgânico com propriedades físicas e químicas. Possuem dois tipos, a de três peças ( Tampa, Fundo e Corpo ), as de duas peças ( Tampa e Corpo ), esta última possui algumas vantagens de melhora integridade, cobertura do verniz, economia em sua fabricação e apelo ao consumidor.
Vidro – Produto de fusão, inorgânico e amorfo, quando resfriado assume uma condição de rigidez sem cristalização, apesar da forma rígida, é um liquido altamente viscoso, feito a partir da mistura de silca, areia, cacos de vidro, soda barrilha e calcário. São impermeáveis a umidade, gases, odores e microrganismos, quando bem fechados. Apresentam um bom relacionamento com o consumidor que pode avaliar a cor e aparência do produto em seu interior. Desvantagens temos como maior peso, maior custo de transporte, menor resistências a fraturas e choques térmicos.
Papel – Matéria-prima é a celulose, sendo produzido em vários tipos e convertido em diversas formas, sendo reciclável e biodegradável, facilmente revestidas e laminadas com diversos graus de opacidade.
Plástico – São produzidos com polímeros orgânicos derivados do petróleo e do carvão, suas características são definidas pela natureza química, física e suas propriedades pela estrutura molecular, peso molecular, grau de cristalinidade e composição química, sua natureza química é que define a sua relação com temperatura, luz e grau de proteção que proporciona, sendo classificado em alguns tipos:
Polietileno – Polimero do Etileno, dentre suas as características que se destacam a resistência, baixo custo, disponibilidade, transparência, termossoldagem e excelente barreira contra água.
- Copolimero de etileno e acetato de vinila ( EVA ) – Maior transparência, menor temperatura de soldagem, maior permeabilidade e estiramento.
- Cloreto de polivinila ( PVC ) – Tão famoso filme de PVC, muito utilizado para envolver bandejas de carnes e hortifrúti, pois evita a condensação dentro do filme.
- Cloreto de polivinilideno ( PVdC ) – Oferecido ao custo bem elevado, muito conhecido como Cryovac e Saran, oferece barreira contra oxigênio e umidade, baixa permeabilidade contra gases e odores, muito mais resistente que o polietileno, como exemplo podemos citar as embalagens para batas fritas, salgadinhos, sorvetes e biscoitos
- Poliéster – Polietileno tereftalato ( PET ) – Filme transparente, muito resistente e com brilho, utilizado em embalagens que podem ir ao forno de micro-ondas.
- Nylon ( Poliamida ) – Excelente barreira de Oxigênio e umidade, resiste ao calor de ate 140 Graus Celsius, mas possui limitações com relação a tratamento térmico e esterilização comercial.
Alumínio – Usado na fabricação de latas, filmes para embalagem, tampas, copos e bandejas e em serviços de alimentação, por suportarem altas temperaturas, como vantagem oferecem boa aparência, isentas de odor e sabor, propriedades de refletir energia radiante, barreira contra umidade e gases, impermeável a luz, odores e microrganismos.
Filmes revestidos – Revestidos com polímeros ou alumínio para melhorar as barreiras protetoras e permitir o fechamento por calor.
Laminados – Quando dois ou mais filmes são associados, ou seja, laminados. Apresentam como vantagens, melhor barreira protetora, resistentes e autoclaváveis. Um grande exemplo são as embalagens da Tetra Pak muito comuns em leites processados pelo sistema UHT.
Fontes:
Freiria, Enilene de França Cordeiro Tecnologia de alimentos. – Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A.,2017.
Embalagens para alimentos – http://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/ebooks/360234.PDF
3 Replies to “Tipos de embalagens utilizadas pela indústria”
Having read this I thought it was really enlightening. I appreciate you taking the time and energy to put this content together. I once again find myself personally spending a significant amount of time both reading and leaving comments. But so what, it was still worth it! Stefanie Alessandro Kai
Just wanna tell that this is invaluable , Thanks for taking your time to write this. Fanchon Torre Beauregard Rochelle Banky Nadia
Well I really enjoyed reading it. This tip provided by you is very constructive for accurate planning. Ayn Free Halsy